terça-feira, 6 de julho de 2010

Aprender Cantando

 Todos nós sabemos que quem canta seus males espanta, mas o que muita gente não sabe é que a criança desde que nasce deve ser estimulada através do canto.
         Cantar além de acalmar a criança, ajuda a desenvolver a linguagem. A criança que escuta sua mãe cantar desde de cedo para ela, tem a possibilidade de desenvolver mais cedo a linguagem.
         Por isso, ajudem no desenvolvimento de seus filhos, sobrinhos, netos e primos. Cantem para eles! Sem contar que a cada música que a criança aprende sua bagagem cultural aumenta. É comprovado que crianças que são estimuladas pelos pais através de histórias, canto, livros, entre outros, quando chegam a escola tem maior facilidade na aprendizagem, ou seja, elas trazem de casa uma bagagem cultural maior e por isso aprendem.

sábado, 3 de julho de 2010

Língua Portuguesa - Adjetivos -Atividade para 3º ano do ensino fundamental

Atividades
1-) Observe o desenho da Bela Adormecida e escreva características (qualidades) da princesa.


________________________________________________________________

2-) Circule os adjetivos que identificam com a Mônica.

Dentuça – baixinha- correr – gorducha – briguenta – hoje- minha – vassoura – corajosa

3-) Complete:

A-) Adjetivo é a palavra que dá ___________________________ ao substantivo.
B-) Substantivo é a palavra que dá _____________________ as coisas.

4-) Observe o trecho e identifique os adjetivos:

“Era uma vez um rei e uma rainha muito tristes porque não tinham filhos. Até que um dia nasceu uma linda princesinha que eles chamavam de Aurora.”

5-)Complete com os adjetivos abaixo:

Maravilhoso – negros – linda – encaracolados – grandes – morena – altos – azuis
               Era uma vez uma________ princesa. Seus cabelos eram ________ e ___________, seus olhos eram _____________ e ________________,sua pele era ________________. Ela vivia em um_____________ palácio, com muros ________.


Nome:_______________________________ Série:________ Data: _________

Atividade de Leitura



         Quando lecionava no terceiro ano do Ensino Fundamental no segundo bimestre trabalhei um projeto de leitura muito gostoso e fácil. Escolhi o livro Alice no País das Maravilhas, levava os alunos para o pátio e lia para eles um capítulo por aula. A cada capítulo eles faziam o desenho e escreviam a parte mais interessante. No final assistimos o filme, e cada um contou quais as principais semelhanças e diferenças entre o filme e o livro. Eles amaram e queriam repetir  no terceiro bimestre!